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Funcionamento

É um software de gestão voltado para prestadoras de serviços de INTERNET, TELEFONIA, TV POR ASSINATURA e CALL CENTERS que abrange todo o ciclo do processo entre assinantes e operadoras.

  • Concebido na plataforma WEB, pode ter o servidor IN-HOUSE ou na nuvem. O que o leva a ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento;
  • Atende empresas de qualquer tamanho, acompanha e suporta o crescimento destas;
  • Com foco na gestão, controla várias empresas, negócios e operações (cidades);
  • Totalmente Integrado entre módulos e, destes com aplicações de terceiros;
  • Forte controle das permissões de acesso aos usuários, por empresa, negócio, cidade, módulo, etc.;
  • Possui integrações com plataformas de liberação de acesso, bilhetagem, tarifação, gestão da inadimplência. É compatível com a maioria dos devices/serviços do mercado, além de se integrar com plataformas de envio de SMS;
  • Nenhum registro de movimentação (ordens de serviços, títulos a pagar, títulos a receber e etc.) são excluídos da base, ao invés disto ganham status de cancelamento que, por sua vez são atrelados a motivos que justifiquem a necessidade da exclusão;
  • Todo o sistema se comporta através de vários parâmetros pertinentes aos seus módulos e suas rotinas;
  • O sistema possui uma rotina de encerramento mensal que garante a integridade dos dados e informações gerenciais.

Módulos

Módulo destinado aos responsáveis da operadora pela administração do Phoenix e da operadora.

Nele encontramos as rotinas de segurança (permissões/acessos), rotinas das parametrizações que determinam a forma como o sistema irá tratar os processos dos diversos módulos, rotinas de manutenções críticas, os logs de uso e o acompanhamento e gestão dos tickets pertinentes ao setor abertos pelo SAC ou pela área do assinante.

Central do Assinante: Através de um link, que é adicionado no site da operadora, os assinantes contam com a comodidade de várias ferramentas de interação com o Phoenix. Sem contar com os ganhos em economia e de processos internos à operadora:

  • Segunda via de boletos;
  • Impressão de notas fiscais;
  • Extrato da sua conta corrente;
  • Solicitação de cancelamento;
  • Solicitação de atendimento;
  • Extrato de atendimento;
  • Extrato de contratos;
  • Desbloqueio de acessos;
  • Script de atendimento;
  • Avaliações de atendimento;
  • Troca de senha;
  • Comprovante de quitação anual;
  • Dados Cadastrais.

Os itens acima podem ser suprimidos da área do assinante através da tratativas de parâmetros.

  • Marketing – Cria valor e satisfação ao cliente, através de aplicações que permitem o conhecimento, a avaliação, a comunicação, a retenção e a fidelização dos clientes, sem tirar o olhar dos novos potenciais clientes. Assim como, determina quais produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, quais preços a serem estabelecidos, quais estratégias a serem utilizadas nas publicidades , vendas e pós-vendas e a promoção da marca. Tabela de produtos flexível e inteligente, contendo regras de vendas para cada produto, tais como: Cidades em que se pode vender, condomínios em que não se pode vender, produtos que devem ser vendidos junto com determinados produtos e etc.. Layouts dos contratos e documentos parametrizados pela própria operadora.
  • Vendas – Permite atuação agressiva do departamento comercial. Trata, indicações, campanhas, combos, inserção de produtos, diferenciação de preços por cidade, condomínio ou individualmente, segmentação da base de assinantes. Gerencia as vendas individuais e coletivas separada por unidades de negócios (Corporativo, Residencial, Premium, Segurança, etc.). Comunicação dirigida (mala direta), Telemarketing, gestão de prospectes e suspectes.
  • Acompanhamento – Apresenta um painel com os pedidos, abertos pelo SAC, pertinentes ao setor, tais como Pedidos não validados, Solicitações comerciais, Novas Vendas, Cancelamentos, Reconexões e o Recolhimentos dos equipamentos dos clientes cancelados.
  • Integração com os módulos Técnico, Operacional, Financeiro e SAC.
  • Tesouraria – Controla os lançamentos e os saldos de todas as contas correntes. Totalmente integrado com o módulo de Contas a Receber, Contas a Pagar. Apresenta boletins consolidados de uma, algumas ou todas as contas correntes. Cálculo e apresentação de fluxos de caixas;
  • Indicadores Econômicos – Atualiza os indicadores de mercado e/ou específicos do cliente, subsidiando as empresas em suas consultas, relatórios, renovações de contratos indexadas;
  • Contas a Pagar – Controla todas as despesas, separando-as por empresa e dentro destas por grupos de despesas, tipos de despesas, centros de custo e projetos. Complementação de obrigações, onde são agregadas: glosas, descontos, adicionais e etc. Relatórios e gráficos das obrigações abertas, quitadas, canceladas em qualquer indicador ou moeda corrente. Subsidia a gestão do fluxo de caixa;
  • Contas a Receber – Controle de títulos abertos, quitados, renegociados, cancelados, anulados, gratificados e cortados. Mapas de atrasos entre faixa de dias, relatórios e gráficos com diversas visões e quebras, indicador do PMR (Período Médio de Recebimento) para auxiliar a gestão do fluxo de caixa. Painéis em tempo real de acompanhamento diário, mensal e anual de toda a movimentação;
  • Gestão de Caixas – Controla minuciosamente os recebimento das URPs (Unidades de Recebimentos Presenciais) e das operações com autonomias de caixas. Gerencia aberturas, fechamentos, remessas, distribuição dos numerários entre as empresa. Controla as sobras e faltas no caixa e seus ajustes;
  • Cobrança – Padrão CNAB, DA (débito automático), emissão de boletos “in-house” com extratos personalizados, 2ª via de boletos via internet. Baixa automática. Integração com empresas terceirizadas de cobrança de devedores duvidosos. Mapas de atrasos entre faixa de dias, dentes no recebimento e painéis em tempo real de acompanhamento diário, mensal e anual de toda a movimentação. Envio de cobranças via SMS, Email e WhatsApp;
  • Inadimplência – Tratamento diferenciado para clientes especiais e os que entraram pela primeira vez na inadimplência, parametrização e acompanhamento da régua de inadimplência, controle de cortes e liberações (manuais e automáticos), geração de mensalidades suspensas, indicadores situacionais no SAC, indicadores de acompanhamentos, baixa automática e liberação de acesso quando da quitação, cadastros de cartas e comunicados personalizados, comunicação através de cartas, SMS, e-mail e envio de arquivos à gráficas. Travamento de novas vendas e avisos no SAC. Controle de restrição de clientes (SPC/SERASA) e lista negra de CNPJ/CPF. Indicadores de recuperação para cada fase da régua de inadimplência;
  • Faturamento – Os lançamentos são realizados de forma integrada com os demais módulos. Gerenciamento de créditos, de antecipações e paralisações. Gestão Fiscal totalmente parametrizada, geração de notas fiscais modelos 21 e 22, acompanhamentos mensais e diários em qualquer índice ou moeda. Emissão de notas fiscais, posição de impostos por empresa, grupo e municípios. Vários relatórios para acompanhamentos gerenciais. A geração das mensalidades conta com uma prévia que pode ser gerada independente da alimentação do contas a receber, a permitir assim um acompanhamento e maior assertividade do faturamento;
  • Acompanhamento – Apresenta um painel com os pedidos, abertos pelo SAC, pertinentes ao setor, tais como pedidos não validados, solicitações comerciais, novas vendas e cancelamento;
  • Integração com os módulos Técnico, Operacional e SAC.
  • CATV – permissões de acessos com as plataformas ACC Motorola, plataformas CAS digital SafeView, Panaccess, Enterplay, ClicTV e em desenvolvimento a plataforma Gospell;
  • OTT´s – Integração com diversos OTT´s: GloboSatPlay, TelecinePLAY, CombatePlay, Watch Espn, FoxPlay, Crackle e EnterPlay;
  • Internet – Integrações nativas Phoenix para CMTS, Wirelles e Fibra. Utilizando-se Radius Nativo com DHCP/PPPOE/HotSpot e integração com as empresas PointZeroApp e DgNetWork;
  • Telefonia – Integração com as plataformas ZEUS da TIP Brasil e com a plataforma VSC da VoipGroup;
  • Cobrança – Integração bancária através dos protocolos CNAB 240/400, débito automático layout 150/240, Envio de boletos via SMS, por e-mail e Cobrança PDD de terceiros;
  • Cartão de crédito – Integração com a plataforma de pagamentos IUGU;
  • Contábil – Integração com sistemas contábeis próprio da operadora ou de terceiros. TOTVS, Alterdata etc.
  • Fiscal – SEFAZ, Prefeitura, envio à gráficas;
  • URA – PABX interno e de terceiros;
  • Regulatórios – Anatel – PGMQ, SICI, SGQ-STFC, DICI;
  • Outras Integrações – HotSpot: WifiMax, WhatsApp: Fortics e WaBox, Mapas – GeoGridMaps e GoogleMaps;
  • Serviços – Gestão da logística das ordens de serviços que requerem atendimentos aos clientes (instalações, reparos na rede interna e externa, recolhimento de equipamentos, mudanças de endereço e retiradas de produtos). Disponibiliza até quatro níveis de atendimentos sendo o último a visita técnica a casa do cliente.
    • Faz a gestão dos técnicos e equipes, podendo ser próprias e/ou terceirizadas, auditorias, materiais e equipamentos em poder das equipes. Os fechamentos das ordens de serviço podem ser feitas através de ordens de serviços impressas ou mobile. O layout das ordens são customizadas através de parametrização da própria operadora.
  • Agenda – Desenvolvida a partir da gestão de administrações (capitânias), provê a parametrização destas por tipo de serviços, equipes e seus níveis de atendimentos, condomínios e bairros, permite o cadastramento de exceções (plantões, folgas, feriados, férias e etc.). A partir destas administrações, filtra automaticamente, na abertura da ordem, a equipe e horário vago considerando a seguinte sequencia: cidade e tipo de solicitação, por cidade, por condomínio, por bairro e por tipo de solicitação, desta forma até encontrar um recurso disponível.
  • Materiais – Controla a entrada, saída, transferências, devolução, valoração. Também por centro de custos, equipes, projetos e condomínios. Informa quais materiais estão em pontos críticos e de reposição. Consumo por equipe, projeto, conserto de equipamentos e posição financeira. Controle de várias operações e as transferências entre estas. Materiais classificados por setores e grupos. Catálogo e cadastros de materiais separados, para agilizar o controle de várias operações. Integrado ao módulo de serviços, controla todos os materiais em poder das equipes e alocados aos clientes. Integrado também a gestão de equipamentos.
  • OS Mobile – Dedicado ao time de campo, 100% WEB, identifica chamados para as equipes e gerencia a execução, o gerenciamento pode ser feito através de celulares ou tablets. Suas principais características são: Distribuição automática das O.S. as equipes através do agendamento; acompanhamento e visão das ordens em andamento através dos status: concluídas, agendadas e em atraso; localização atual do técnico através de GPS; permite anotações nas O.S.; armazenamento de até 4 fotografias e sua vinculação na O.S.; validação dos equipamentos quando em posse do cliente; encaminhamento de copia da O.S. para o e-mail do cliente; chamadas automáticas, quando celular, ao telefone do cliente para tratativas com este.
  • Projetos – Gestão de projetos de rede, CFTV, Condomínios, manutenção preventiva e etc. Calcula orçamento de materiais, serviços e tempo, sua viabilidade, a taxa e tempo de retorno do investimento, o que foi realizado e tratativa de adendos. Integrado aos módulos de Serviços e Materiais.
  • Gestão de equipamentos – Permite um controle eficaz de qualquer ativo e a sua total rastreabilidade. Apto a gerar títulos de cobrança automática de equipamentos não devolvidos.
    Integrado aos módulos de Estoque, Comercial e as Ferramentas de acesso.
  • Acompanhamento – Apresenta um painel com os pedidos, abertos pelo SAC, separados e acumulados pelo tipo da ordem, para a devida tratativas dos mesmos.

Satisfaz as exigências dos órgãos regulatórios como ANATEL, NEOTV, ANCINE e outros, tais como: PGMQ, SICI, SGQ – STFC e controle de Visitantes.

Neste mercado em que a competição e as exigências são cada vez maiores, é de extrema importância a preocupação com a satisfação dos clientes. A melhoria contínua dos processos, produtos e serviços leva à obtenção de melhores resultados. Por isto a este módulo, suas funções ou foram turbinadas ou entendidas aos demais negócios da operadora.

O módulo de Serviço de Atendimento aos Clientes é um verdadeiro vetor de informações e ações relativas aos assinantes.

Um registro de assinante pode ser acessado a partir de vários parâmetros: Código, nome, nome fantasia, poste, TAG, endereço, bairro, condomínio, Protocolo, telefones, CPF ou CNPJ, RG, equipamento, Login de internet e código de licitação.
De acordo com as normas da Anatel, quando da abertura de uma solicitação o primeiro ato do sistema é gerar e apresentar um número de protocolo, que é associado ao ano e ao mês da mesma.

Em uma tela inicial apresenta os principais dados dos clientes como: nome, nome fantasia, status atual, tempo de contrato, dia do vencimento, unidade de negócio, dados financeiros consolidados, indicação dos status de inadimplência, pedidos pendentes, última anotações, produtos associados e seus detalhamentos, dados para contato, dados dos endereços de instalação, cobrança e fiscal, Permite ainda a edição e atualização dos dados cadastrais do assinante.

Com o auxílio de diversas abas, disponibiliza aos colaboradores informações e ações pertinentes ao processo de suporte e atendimento, garante o rápido acesso e uma visão global dos dados de cada cliente.

Aba Financeira: Onde são apresentadas as dívidas, pagamentos, renegociações, histórico de inadimplência, antecipações de pagamentos, títulos com outros status (cancelados, anulados , gratificados, etc.), notas fiscais, créditos e os dados pertinentes aos créditos e suas baixas. Permite o envio das 2ª via de boleto, das notas fiscais; além de permitir a consulta e impressão e envio das quitações anuais.

Aba Atendimentos: Onde são disponibilizadas as ferramentas para as solicitações administrativas, comerciais, financeiras, as vendas e mudanças de produtos, a mudança do dia de vencimento e o suporte técnico. No suporte técnico o sistema pode tratar até 3 níveis de atendimento até a geração de uma ordem de visita. As solicitações são transmitidas de forma automática aos departamentos pertinentes;

Aba Movimentações: Onde são apresentadas todas as movimentações abertas ou fechadas do cliente. Para as abertas são permitidas várias ações: Edição das observações, a consulta, o fechamento, o agendamento, a desistência, a impressão da ordem e termo, se for o caso;

Aba Anotações: Mostra todas as anotações feitas no registro do cliente e permite a abertura de novas anotações. As anotações podem ser geradas pelo colaborador ou automaticamente por diversas rotinas do sistema, a proporcionar ao colaborador todo o acompanhamento destas;

Aba Técnico: Apresenta as informações das instalações, os equipamentos alocados no cliente, os dados dos produtos de internet. Permite ainda o Refresh e consulta de gráficos quando for o caso;

O Phoenix possui em seus módulos rotinas que geram listas dos assinantes de forma automática ou pela ação do usuário. Estas listas são gerados a partir de várias necessidades: pelo status da régua de inadimplência, aniversariantes, com determinado produto e etc.

Através de uma rotina específica que gerencia estas listas, os assinantes são acessados sequencialmente e abordados de acordo com a necessidade da lista. A depender do resultado da abordagem o assinante pode ser excluído da lista.
Estas listas podem ser divididas em várias outras listas menores a fim de propiciar a utilização por mais de um colaborador.

Neste módulo o sistema ainda disponibiliza várias consultas que consolidam dados da base de assinantes.

  • Rede – Trata os cadastros e interações que suportam os elementos técnicos da operação. Tais como: Tipos de Logradouros, Bairros, Condomínios, Áreas/Nodes/Módulos, Torres, Painéis, Postes, Locais internos de instalação;
  • Residências, TAPS etc – Com isto, permite a medição da penetração nestes elementos e a auxilia na medição e resolução de problemas na rede. Integrado ao Google Maps, apresenta a localização e a visualização dos endereços;
  • Integrações (NOC) – Centraliza a gerência das integrações automáticas dos acessos aos serviços e produtos prestados pelas operadoras inerentes aos negócios de Tv, Internet, Telefonia e etc. Tais como: ACC, CAS, VDO, Internet Wireless, Cabo, UTP, CDRs (telefonia) e etc. Trata ainda das parametrizações técnicas de novos produtos e provê a auditoria dos acessos à base;
  • Monitoramento – Gerenciamento e apresentação de gráficos de tráfego e consumo de recursos dos dispositivos utilizando protocolo SNMP, a possibilitar o acompanhamento e o crescimento e o planejamento de recursos;
  • Rede Externa – Trata das paralisações dos serviços e da gestão das ordens externas (rede);
  • Integração com os módulos Comercial, Financeiro, Operacional e SAC.